Enfermeiro do Samu canta para paciente com suspeita de infarto

Como estabelecer um vínculo entre cuidador e paciente durante o atendimento médico

Viralizou na internet um vídeo no qual um enfermeiro do Samu – Flavio Vitorino Costa, de 55 anos – canta para um idoso de 87 anos ao socorrê-lo por suspeita de infarto.

O senhor gostava de bolero, mas não se recordava de nenhum (por conta do Alzheimer) e então Flávio passou a cantar, no que foi acompanhado. 

A atitude do profissional, que encantou a todos, faz parte de sua rotina de trabalho. Enfermeiro há 34 anos, ele afirmou em reportagem para o G1: “cantar e fazer o paciente sorrir é o melhor remédio. Ele se esquece da dor, produz endorfina e gera empatia por você, por mais que saiba que vá sofrer” .

Flávio, desta forma, criou um vínculo entre paciente e cuidador, prestou os cuidados necessários, mas sem abrir mão da dimensão humana, justamente como defende a Prof.a Dra Maria Julia Paes da Silva, autora de obras como “Comunicação tem remédio” e “Qual o tempo de cuidar?”, entre outras.

Com extensa carreira na área da saúde, a professora destaca que sempre é importante observar o espaço pessoal de cada paciente. Evidentemente, ao se cuidar de um enfermo, esse espaço (seu corpo) é invadido de alguma forma. Mas é possível cuidar de forma respeitosa, estabelecendo um vínculo de confiança, de modo que o tratamento possa fluir de forma positiva, exatamente como no exemplo do profissional do Samu.

A Professora Maria Julia destaca que o profissional da saúde deve ter um comportamento terapêutico, no sentido de “colocar algo que sabe à disposição do outro” e sempre se lembrar que foi por uma escolha própria que está ali, a serviço de alguém que necessita de cuidados.

Se quiser saber mais sobre o vídeo do enfermeiro e seu paciente, acesse aqui:
https://www.contioutra.com/enfermeiro-do-samu-canta-para-acalmar-senhor-de-87-anos-com-alzheimer/

Caso deseje saber mais sobre vínculo entre paciente e cuidador, acesse a One Life Alive e assista à videoaula “Comunicação terapêutica: o resgate do ser”, com Maria Julia Paes da Silva:
http://www.onelifealive.org/shop/comunicacao-terapeutica-o-resgate-do-ser-profa-palestra-com-dra-maria-julia-paes-da-silva/

#paciente #pacientes #atendimentomedico #urgência #emergência #atendimentohumanizado #vinculo #saudeemocional #ead #videoaula #onelifealive

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *