Artigos, Material científico

Posvenção: a ajuda necessária aos sobreviventes do luto por suicídio

O suicídio é a quarta causa de mortes de homens e mulheres entre 15 e 29 anos no Brasil. A partida desses jovens deixa vários “sobreviventes enlutados”: termo usado para designar os familiares e amigos de pessoas que tiraram a própria vida.

Se vivenciar o luto já não é tarefa das mais fáceis, o luto por um suicida pode ser ainda mais intenso e traz características próprias, tais como a busca incessante do porquê, a tendência da culpabilização da família, em especial dos pais e o aumento do desejo do suicídio entre os enlutados.

Assim, o debate e a adoção da posvenção, termo Introduzido no Brasil com a dissertação de mestrado de Karen Scavacini (2011), se faz urgente.

Posvenção constitui as ações direcionadas aos sobreviventes enlutados que os auxilie a viver mais, com mais produtividade e menos estresse que viveriam se não tivessem auxílio (SHNEIDMAN, 1973, extraído de https://vitaalere.com.br/sobre-o-suicidio/posvencao/o-que-e-posvencao/).

Karen destaca que a prática da posvenção, embora extremamente necessária, ainda é muito incipiente no país. É preciso falar a respeito, bem como preparar terapeutas e provedores de ajuda para trabalhar com os sobreviventes enlutados.

Saiba mais sobre posvenção e luto por suicídio na videoaula “Manejo Clínico do Luto por Suicídio”, da prof. Dra Karen Scavacini em www.onelifealive.org

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *