Maria Helena Pereira Franco

Profa. Dra. Maria Helena Pereira Franco
Profa. Dra. Maria Helena Pereira Franco

Maria Helena Pereira Franco CRP 06/1690

Psicóloga, mestre e doutora em Psicologia Clinica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUCSP.

Pós-doutorado na London School of Hygiene and Tropical Medicine (Universidade de Londres) e na University College London, na Inglaterra.

Professora Titular da PUCSP, no Programa de Estudos Pós-graduados em Psicologia Clinica, onde orienta pesquisas de Mestrado e Doutorado.

Fundadora (1996) e coordenadora do Laboratório de Estudos e Intervenções sobre o Luto – LELu, da PUCSP.

Supervisora clinica no aprimoramento em psicoterapia para pessoas enlutadas, pelo Laboratório de Estudos e Intervenções sobre o Luto – LELu, na Clinica Psicológica Ana Maria Poppovic, da PUCSP.

Psicoterapeuta de pessoas, famílias e comunidades enlutadas, na sua pratica clinica particular.

Idealizadora e Cofundadora do 4 Estacoes Instituto de Psicologia, onde leciona em cursos de especialização e aprimoramento em luto e na Teoria do Apego.

Fundadora (2001) e coordenadora do Grupo IPE – Intervenções Psicológicas em Emergencias, do 4 Estacoes Instituto de Psicologia.

Membro desde 1997 da IWG – International Work Group on Death, Dying and Bereavement.

Tradutora dos livros “Luto; estudos sobre perdas na vida adulta” e “Amor e Perda”, de Colin Murray Parkes para o Português, obras publicadas pela Editora Summus.

Autora de livros “A Psicoterapia em Situações de Perdas e Luto” (Editora Livro Pleno, 1a edição em 1995), organizadora dos livros “Estudos avançados sobre o luto”, “Uma jornada sobre o luto” e “Nada sobre mim sem mim; estudos sobre a vida e a morte” (os três pela Editora Livro Pleno), “Formação e Rompimento de Vínculos; o dilema das perdas na atualidade” (Editora Summus), Intervenções Psicológicas em Emergencias; fundamentos para a pratica” (Editora Summus), coautora de “Luto, atendimento psicoterapêutico” (Editora Zagodoni), “Vida e Morte, laços da existência” (Casa do Psicólogo), “Temas em Psico-Oncologia” (Editora Summus), capítulos de livros e artigos científicos sobre morte e luto, crises e emergências, adoecimento.

Está escrevendo o livro “O Luto em três tempos” a ser publicado pela Editora Summus em 2018.