A janela desguarnecida

A janela desguarnecida: compreendendo com o paciente o que ocorreu entre o diagnóstico de uma doença grave até o início dos cuidados médicos

Na opinião do especialista Kenneth Doka, autor de obras relativos a temas como morte, morrer e luto, o terapeuta que está trabalhando com um paciente portador de uma doença grave deve estar atento ao que ocorre no período de pré-diagnóstico da doença.

Ele considera essa fase – na qual há a suspeita da doença, os exames, o diagnóstico e o retorno ao médico para o início do tratamento – como uma janela para o conhecimento ou ainda “janela desguarnecida”. Em suas palavras “é interessante perguntar ao paciente oque ocorreu do momento em que ele descobriu a doença até começar a receber os cuidados médicos. Este período é importante para compreendermos seus comportamentos, crenças, conhecimento ou não sobre a doença”. A partir daí, o terapeuta poderá traçar um plano de trabalho colaborativo de forma mais assertiva para ajudar este paciente no enfrentamento das próximas fases da doença.

Referência: aula “Viver com uma doença que ameaça a vida”, parte integrante do curso “O Luto, suas bases e expressões”.

0 respostas em "A janela desguarnecida"

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mini Cart 0

Seu carrinho está vazio.

X