Curso: O Luto, suas bases e expressões
Com: Maria Helena Franco (idioma: Português)
Com: Kenneth J Doka (idioma inglês EUA e legendado em PT-BR)
Com: Colin Murray Parkes (idioma inglês Britânico e legendado em PT-BR)
Duração: 741 minutos / 12 horas e 35 min.
Idioma: Português e Inglês (com legendas em PT-BR)
Valor: R$ 760,00 em até 12x no Cartão de Crédito

Saiba mais sobre:

. Profa Dra Maria Helena Franco;
. Prof Dr Kenneth J Doka;
. Prof Dr Colin Murray Parkes.

Curso recomendado para:

Este curso é voltado a profissionais da saúde como psicólogo, psiquiatra e terapeuta; assim como o assistente social, enfermeiro, pedagogo, cuidador profissional e demais atinentes aos cuidados.

Descrição:

O luto é a experiência mais dolorosa que pode ser vivida. Acolher, apoiar e cuidar da pessoa que está enlutada requer um profundo senso de responsabilidade por essa pessoa, que sofre com a perspectiva de um futuro que não estava planejado e sobre ela se impôs.

Este curso reuniu experientes profissionais que construíram conhecimento ao longo de décadas e trazem essa experiência para você fortalecer sua prática e ampliar as possibilidades de ação terapêutica junto a pessoas enlutadas.

Você conhecerá os fundamentos teóricos para a compreensão do processo de luto, encontrados na Teoria do Apego de John Bowlby. Você conhecerá as implicações na família diante da perda de alguém e da necessidade de reorganizar essa dinâmica para que as relações significativas apresentem o que tem de melhor para a reconstrução da tessitura familiar.

O profissional do ofício de cuidar, seja psicólogo, enfermeiro, assistente social, médico, busca conhecimento que o sustente nas ações terapêuticas ofertadas para a pessoa enlutada. Saber que o luto é um processo dinâmico, que não se define por significados prontos e sim requer um delicado trabalho de construção própria para essa vivência permite ao profissional se dedicar ao conhecimento de suas nuances e particularidades e andar par a par com a pessoa enlutada nos desdobramentos de suas necessidades emocionais, cognitivas, sociais, espirituais, físicas. Reconhecer os vínculos contínuos como também uma maneira de viver um luto, compreender as implicações dos rompimentos das premissas e do mundo presumido, todos estes são aos temas abordados nesta primeira aula.

O luto como é vivido na família e pela família requer conhecimentos sobre esse grupo com funcionamento tão peculiar que é a família, a par com conhecimentos sobre luto. São dinamismos não opostos, nem complementares, mas específicos e, ainda assim, únicos. Os diferentes momentos do ciclo de vida familiar, o significado do luto vivido por uma criança, por um adulto ou por um idoso, o papel da pessoa falecida no sistema familiar e outros temas são abordados e desenvolvidos.

Neste curso, também buscaremos compreender, a partir dos estudos do Prof. Dr. Kenneth J Doka, o conceito de Luto não reconhecido – quando a pessoa perde alguém e não tem sua dor reconhecida pelos outros, não tem a validação de seus sentimentos pela sociedade onde está inserida. Como a dor pela perda de um ex-cônjuge, a dor de um(a) amante, a dor pela perda de um ídolo da música, entre muitas outras possibilidades.

Ainda com Doka, entenderemos mais sobre como é viver com uma doença que ameaça a vida e refletiremos sobre a relação entre paciente e médicos, cuidadores e familiares. É possível ajudar neste enfrentamento? Como são os altos e baixos de emoções e de consciência sobre a própria mortalidade. Negação? Raiva? Medo? Sentimentos lineares ou uma verdadeira colmeia de emoções? Como oferecer o suporte necessário a quem lida com tanto estresse?

Também trataremos a questão do luto complicado sob a perspectiva do psiquiatra britânico e referência mundial em estudos sobre o tema. Refletiremos como os vínculos estabelecidos entre pais e filhos na infância afetam o modo como as pessoas lidam com o luto na vida adulta e se o luto pode desencadear depressão, alcoolismo e outras doenças. Abordaremos o processo do luto e técnicas para intervenção com pessoas enlutadas, com fundamento na Teoria do Apego/ Vínculo e no Processo Dual do Luto. Traremos alguns esclarecimentos sobre o transtorno de luto prolongado e sua inserção no DSM-5.

Ainda com Parkes, lançaremos um olhar ainda mais aprofundado sobre a
correlação entre a Teoria do Apego e Luto: como as relações com nossos pais, enquanto somos crianças, podem interferir em nossos relacionamentos quando adultos e como podem influenciar o modo de vivenciarmos o luto? Parkes resgata conceitos importantes da Teoria do Apego, de John Bowlby, aborda as contribuições de Schut e Stroebe, com seu Modelo do Processo Dual do Luto, e o estudo “Situação Estranha”, de Ainsworth, entre outros profissionais, para traçar um paralelo entre a Teoria do Apego/ Vínculo e o Luto.

Por fim, tendo acompanhado o curso você poderá constatar quanto seu universo profissional e pessoal se ampliou, podendo oferecer conhecimentos que colaborarão para fazer sua prática mais fundamentada e ética, para atuar em educação, cuidados à saúde (entendidos de forma ampla, pela Psicologia, Enfermagem, Medicina, Medicina Veterinária), gestão de pessoas, Direito da Família e Sucessões.

Conteúdo programático:

  • O luto, suas bases e expressões – Aula 1 – com Profa Dra Maria Helena Franco – 102 min.
  • O Luto na Família – Aula 2 – com Profa Dra Maria Helena Franco – 83 min.
  • O Luto não reconhecido – com Prof Dr Kenneth J Doka – 66 min.
  • O Luto não reconhecido – Aula 3 – com Profa Dra Maria Helena Franco – 58 min.
  • Viver com uma doença que ameaça a Vida – com Prof Dr Kenneth Doka – 63 min.
  • Viver com uma doença que ameaça a Vida – Aula 4 – com Profa Dra Maria Helena Franco – 46 min.
  • O Luto Complicado – Prof Dr Colin Murray Parkes – 65 min.
  • O Luto Complicado – Aula 5 – com Profa Dra Maria Helena Franco – 63 min.
  • Teoria do Apego e Luto – Prof Dr Colin Murray Parkes – 64 min.
  • Teoria do Apego e Luto – Aula 6 – com Profa Dra Maria Helena Franco – 59 min.
  • Conclusão – Aula 7 – com Profa Dra Maria Helena Franco – 72 min.

Tempo total nas 11 aulas: 741 minutos / 12h35m

 

Currículo da Videoaula

O Luto, suas bases e expressões – Aula 1 01:42:00
O Luto, suas bases e expressões – Aula 2 – O Luto na Família 01:23:00
Videoaula o Luto não reconhecido 01:06:00
O Luto, suas bases e expressões – Aula 3 – O Luto não Reconhecido 00:58:00
Videoaula Viver com uma doença que ameaça a vida 01:03:00
O Luto, suas bases e expressões – Aula 4 – Viver com uma doença que ameaça a vida 00:46:00
Videoaula o luto complicado 01:05:00
O Luto, suas bases e expressões – Aula 5 – O Luto Complicado 01:03:00
Videoaula Teoria do Apego e Luto 01:04:00
O Luto, suas bases e expressões – Aula 6 – Teoria do Apego e Luto 00:59:00
O Luto, suas bases e expressões – Aula 7 – conclusão 01:12:00
26 ALUNOS INSCRITOS
Mini Cart 0

Seu carrinho está vazio.

X