
O conceito de mundo presumido consiste no mundo que cada um de nós constrói a partir da sua própria experiência de vida, seus valores pessoais. É a forma como eu entendo como é o mundo e como eu sou dentro deste mundo.
Quando eu vivencio a perda de alguém, meu mundo presumido é afetado em maior ou menor grau, dependendo da natureza do vínculo que eu tinha com a pessoa que partiu e como essa perda aconteceu. Assim, se é alguém muito importante em minha trajetória pessoal, meu mundo presumido será abalado. Não será possível que ele continue da mesma forma sem a pessoa que partiu.
Sob essa perspectiva, como seria a construção de um novo mundo presumido para mim, resultante desta relevante experiência do luto? É preciso trabalhar no processo do luto para que o novo mundo seja, de algum modo, favorável para mim. De modo que eu possa enfrentar as dificuldades.
A Profa Dra Maria Helena Franco, psicóloga com ampla experiência de apoio a enlutados, destaca que é fundamental que o profissional da saúde mental que esteja prestando apoio a um enlutado compreenda qual era o seu mundo presumido, o que saiu do lugar com aquela perda e, com o paciente, avalie como este mundo pode ser reconstruído, mas, agora, sem a pessoa e com uma profunda experiência de transformação, coragem e enfrentamento.
Referência: Curso “O Luto, suas bases e expressões”, com Maria Helena Franco.
0 respostas em "O luto e a construção de um novo mundo presumido"