Profissionais da saúde mental: atenção ao autocuidado durante a pandemia do coronavírus

Aos Profissionais da saúde mental

“Você precisa lembrar que você é humano e é isso que permite que você faça bem o seu trabalho.

Mas é isso que permite também que você conheça os seus próprios limites”

Maria Helena Franco

Maria Helena Franco, psicóloga, autora de diversas obras e com experiência de mais de 25 anos em situações de crises, emergências e desastres, destaca que o autocuidado é fundamental para a melhor atuação do profissional da saúde mental e especialmente relevante para aqueles que vão atuar em situações-limite como o caso da pandemia provocada pelo coronavírus. “Você não deve vestir a capa de herói. Mas em uma situação como essa não se pode errar. E se você não se cuidar, você aumenta suas chances de cometer erros”, destaca.

Segundo Maria Helena, o autocuidado envolve:

  • Autoconhecimento: observar e reconhecer minhas potências e minhas dificuldades. Avaliar até onde sou capaz de ir.
  • Como eu lido com conflitos, traumas, perdas, luto, sofrimento. Lembrando que todos somos seres autobiográficos, ou seja, cada um tem a sua história, suas vivências e essa bagagem pessoal pode potencializar de forma positiva o meu trabalho enquanto profissional da saúde mental ou comprometer minha atuação.
  • Lidar com as próprias emoções advindas das situações. As situações me afetam de algum modo. Como eu reajo? É preciso monitorar as reações pessoais.
  • Manter a perspectiva e a objetividade.
  • Perguntar-se sempre: por que eu desempenho este trabalho? Lembrar-se das motivações que o levaram a escolher uma ocupação que consiste em cuidar do outro.

Vale lembrar também de estar atento(a) à alimentação, ao sono adequado, à ingestão de líquidos e demais cuidados básicos com a própria saúde.

Maria Helena destaca ainda que negligenciar o autocuidado significa desrespeito ao trabalho e ao cliente/ assistido, uma vez que você poderá ter falta de energia, cometer erros ou ainda trabalhar menos ou mais do que o necessário. Por isso, lembre-se: quem cuida também deve se cuidar!

TAGS:
#saude #saudemental #saudeemocional #autocuidado #autoconhecimento #profissionaisdasaude #mariahelenafranco #coronavirus #pandemia #covid19

0 respostas em "Profissionais da saúde mental: atenção ao autocuidado durante a pandemia do coronavírus"

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mini Cart 0

Seu carrinho está vazio.

X