
Segundo a psicóloga Maria Helena Franco, o objetivo da terapia familiar é compreender o impacto que a morte de um ente querido causou entre os seus membros e o seu enfrentamento.
O provedor de ajuda – psicólogo, terapeuta, psiquiatra – deverá examinar os padrões de relacionamento entre os membros e favorecer a mudança, caso assim seja necessário.
Para Maria Helena, é importante observar, por exemplo, se a família reconhece que está lidando com uma situação de dificuldade e que precisa de apoio, ou seja, que não consegue lidar com o luto sozinha.
Por ser uma forma de intervenção relativamente nova, a terapia familiar ainda encontra resistência, porém é uma ferramenta valiosa para prevenir a depressão em um dos membros familiares que não esteja conseguindo elaborar o luto, por exemplo.
Para tanto, é sempre importante ter em perspectiva que o lugar do terapeuta é estar junto com a família enlutada, ou seja, sua posição não está acima ou fora, mas lado a lado para a construção de um processo terapêutico saudável e que beneficiará a todos.
Referência: Curso “O Luto, suas bases e expressões”, com Maria Helena Franco
0 respostas em "Terapia familiar: uma ferramenta valiosa para compreender o impacto de uma morte na família"